sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Evolução relativas das receitas e das depesas



Os números que aqui vou apresentando, relativos ao défice, são da parte que nos relatórios aparece como sub-setor Estado. Depois ainda há a considerar os serviços e fundos autónomos, SS, CGA, administração local (municípios) e administaração regional (Açores e Madeira).

O quadro seguinte tem os dados, em %% relativa a 2008, da evolução (em valor, isto é, sem considerar inflação), de várias componentes desse tal sub-setor Estado.

(clicar na imagem para aumentar)

Nas receitas:
  • as correntes subiram 8%
  • as fiscais subiram 13%
Nas despesas:
  • a despesa primária subiu 12%
  • a de pessoal desceu 33% (-4,544 MM€/ano)
  • a com juros subiu 51% (+2,493 MM€/ano)
O saldo primário teve um ligeiro recuo em 2016, o que contradiz o aumento das receitas (correntes e fiscais) e que não é totalmente explicado pelo qumento das despesas com pessoal.

As despesas com pessoal passaram de 34% para 21% das receitas correntes enquanto que as despesas com juros passaram de 12% para 17% das receitas correntes.

Está aqui bem à vista um desequilíbrio fundamental nas contas, que se refletem na qualidade dos serviços público, que na minha opinião não evoluiu favoravelmente, e na falta de meios para poder investir e melhorar o retorno dado pelo Estado aos cidadãos.

Até breve!

Sem comentários: