sexta-feira, 1 de julho de 2016

Reembolsos de IRS - 2016



Não tenho dados que me permitam ser exato, mas muito se fala nos comentários/fóruns da internet sobre os reembolsos de IRS deste ano.

Partindo da minha amostra, naturalmente enviezada, de amigos/familiares/conhecidos, vários estão à espera de reembolsos e de valores sempre acima de 1000€. Um dos casos ascende a 4500€.

(Nota: não quer dar a resposta à sondagem que coloquei à direita deste post? Obrigado!) Sondagem terminada!


No seguimento destas conversas, muito se fala na necessidade de ter fechado o 1º semestre de 2016 com muita cobrança, e poucos reembolsos, para que as contas parecem melhores do que realmente são.

Fui ver as execuções de anos passados e verifico que o 2º trimestre de cada ano é sempre o mais fraco de cobrança de IRS. Nos últimos 6 anos, este trimestre contribui (em média) com 13% da cobrança total de IRS. Tal deve-se, creio, a que muitos reembolsos são processados nesta altura.

Fazendo ainda contas de verso de envelope, diria que se este ano a cobrança em junho for acima do esperado (pelas minhas contas, cerca de 330M€) então no mês de julho teremos uma má surpresa neste imposto, com muitas devoluções a ocorrerem nesta altura.

Claro que outros impostos poderão compensar, mas não deixa de ser algo preocupante.

Até breve!

Sem comentários: